top of page

Observatório participa da #2 Reviravolta Coletiva

No dia 14 de outubro, o Observatório da Mídia participou da #2  Reviravolta Coletiva, construída de forma colaborativa por cerca de 40 coletivos. A primeira semana do evento teve diversas mesas, com a programação voltada para formação dos participantes. Foi nesta semana que o Observatório organizou a mesa sobre Educação para Mídia, em consonância com o projeto de extensão desenvolvido pelo grupo.


Discutir a mídia de forma reflexiva na sociedade atual é essencial para a formação de crianças e adolescentes. Por isso a escola se mostra como o lugar privilegiado para essa discussão. Nessa perspectiva, a mesa foi pensada de modo a problematizar questões acerca do diálogo entre as áreas de Educação e Comunicação, afim de estimular o protagonismo dos estudantes no entendimento e na produção de conteúdos midiáticos.


A mesa contou com a presença de Fábio Amorim, mestre em Educação e gerente de Ensino Médio da SEDU; Karina Moura, jornalista e coordenadora do Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua. A mediação ficou a cargo de Esther Radaelli, estudante do 8º período de Comunicação Social – Jornalismo da Ufes, pesquisadora do Observatório e uma das criadoras do projeto de extensão de Educação para Mídia.


Para Fábio Amorim, que possui mais de 20 anos de experiência em escolas, não basta haver um ensino voltado apenas para a técnica, se não houver, desde cedo, orientações que amadureçam nosso senso crítico. A escola precisa preparar para a vida. Partindo de outra vivência, Karina Moura colaborou para a discussão com sua experiência na ONG Olho da Rua, entre as atividades promovidas pela organização social estão a realização de oficinas de comunicação popular, leitura crítica da mídia e produção midiática. O trabalho é realizado com jovens de comunidades populares. Todos os presentes no debate participaram da discussão, levantando questionamentos e acrescentando ideias e experiências sobre o assunto. 

bottom of page